Cirurgia da ATM

A disfunção temporomandibular (DTM) pode envolver tanto a musculatura mastigatória, a articulação temporomandibular (ATM), ou ambas. Nas duas situações os sinais e sintomas clínicos são muito similares, todavia as terapêuticas irão variar caso a caso, mesmo que se trate de uma mesma doença. Na maioria dos casos deve-se implementar uma terapia conservadora de preferência minimamente invasiva e de caráter reversível por um período de aproximadamente três meses. As cirurgias da ATM são procedimentos de exceção e não de eleição. A cirurgia da ATM pode incluir as seguintes modalidades terapêuticas: manipulação mandibular assistida com aumento de pressão hidrostática, artrocentese, artroscopia e artrotomia5,6,17. Essa última pode ser subdividida em ancoragem do disco, reposicionamento discal, discectomia com ou sem interposição de material, tuberculotomia, condilectomia com enxerto, ou substituição total articular. O sucesso terapêutico está baseado em um correto diagnóstico, na experiência do profissional e na(s) técnica(s) cirúrgica(s) empregada(s). Deve-se esgotar primeiramente toda e qualquer terapia clínica, quando essa puder ser indicada. Se o resultado terapêutico conservador for desfavorável, podem-se empregar tratamentos invasivos. Dr. Greison Rabelo é pioneiro na região Oeste Paranaense na realização das cirurgias da ATM em suas diversas modalidades.

Artroscopia da ATM

É uma técnica menos invasiva que a cirurgia aberta. Essa técnica é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral envolvendo cânulas, trocateres, um artroscópio de diminuta dimensão conectado a um sistema de câmeras que projeta a imagem em um monitor de vídeo .

Pode-se promover a remoção de aderências, ou adesões a lavagem e a manipulação do complexo cabeça e disco articular. As vantagens de tal técnica cirúrgica são: a inexistência de cicatriz, ou uma cicatriz diminuta, a visualização do campo operatório quando comparado à artrocentese e menor tempo de internação, com melhor recuperação do paciente no pós- -operatório, quando comparada à cirurgia aberta. Dr. Greison Rabelo é pioneiro na realização de artroscopia da ATM, participou de diversos cursos com profissionais reconhecidos internacionalmente. Realizou treinamento em artroscopia no IRCAD América Latina (www.ircadamericalatina.com.br) considerado o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente e possui a mais moderna estrutura para a especialização médica dos países latino-americanos.

Figura 1: imagem interna da ATM

TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX) PARA BRUXISMO

O bruxismo é caracterizado pela atividade muscular mastigatória parafuncional que provoca transtorno involuntário e inconsciente de movimento, caracterizado pela compressão excessiva e/ou ranger dos dentes, podendo ocorrer durante o sono ou vigília. Os estudos sobre o bruxismo são controversos, abrangendo associação com ansiedade, estresse, depressão, tipos de personalidade, deficiências nutricionais, má oclusão dentária, manipulação dentária inadequada, disfunção e/ou transtornos do sistema nervoso central, uso de drogas com ação neuroquímica, propriocepção oral deficiente e fatores genéticos. Os quadros de bruxismo podem ainda produzir um aumento do desgaste dental e disfunção temporomandibular. Aplicações intramusculares de Toxina botulínica (BOTOX) leva a uma diminuição da contração muscular onde existe excesso de contração muscular. Aplicações de toxina botulínica podem diminuir os níveis de dor, frequência dos eventos de bruxismo e satisfazer os pacientes no que diz respeito à eficácia da toxina botulínica nesta patologia. Além de não provocar efeitos adversos importantes.